01 – Que relação marx estabelece entre valor e trabalho?
No sistema capitalista o trabalhador vende ao dono do estabelecimento sua força de trabalho, que é tratada como mercadoria e muitas vezes é o único bem que possui e submetido às leis do mercado, tendo que aceita-las para ter seu sustento. O valor de um bem é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessário para sua produção. Segundo Marx, o lucro não se realiza por meio da troca de mercadorias, que se troca por seu valor, mas sim em produção. O trabalhador não recebe o valor correspondente ao seu trabalho, mas o necessário para sua sobrevivência.
02- O que você entende por mais - valia?
É a diferença entre o valor dado a um bem e a remuneração do trabalho que foi necessário para sua produção, onde se inicia a exploração do sistema capitalista.
03 – O que é modo de produção? Qual a sua importância para a análise que Marx faz das sociedades ?
A maneira como se organiza o processo pelo qual o homem age sobre a natureza material para satisfazer suas necessidades. Corresponde a uma relação social entre duas classes burguesia e classe trabalhadora, onde a primeira dessas tem o monopólio dos meios de produção e do dinheiro e explora a classe trabalhadora que não é proprietária de nada além de sua força de trabalho que se vê forçada a vender. Estabelecendo assim o objetivo maior da produção por parte da burguesia sendo a mais – valia.
04 – O que Marx entende por alienação?
Segundo Marx, “é situação resultante dos fatores materiais dominantes da sociedade, e por ele caracterizada sobretudo no setor capitalista, em que o trabalho do homem se processa de modo a produzir coisas que imediatamente são separadas dos interesses e do alcance de quem as produziu, para se transformarem indistintamente em mercadorias”. O operário não desempenha uma atividade física e intelectual livre, mas mortifica seu corpo e arruína seu espírito.
05 – Leia o texto e responda as questões:
a) Que classes