01 ENDOMARKETING
Adriano Bauer, Me.r, Me
.
História
Até algum tempo atrás, o empregado e o empregador não se encontravam e quando havia a necessidade de conversar era por meio de encarregados, ou seja, o empregador nunca ouvia a necessidade de seu empregado e dependendo do tamanho da empresa dificilmente o empregador sabia quem eram seus empregados.
SURGIMENTO
O endomarketing surgiu em meados da década de 1970, a partir da necessidade de se desenvolver alternativas para encantar os clientes internos das empresas, isto é, os funcionários.
Essa idéia fundamentou-se na consolidação de imagem corporativa para os colaboradores motivando-os ao trabalho.
História
Um dos pioneiros no endomarketing, Saul
Faingaus Bekin,
Bekin em sua atividade profissional como gerente de produtos da Johnson & Johnson, notou que a empresa passava por dificuldades sérias de comunicação entre seus departamentos.
Além disso, era clara a falta de visão dos colaboradores a respeito da empresa em que atuavam, o que dificultava o entendimento do papel e importância de cada um no contexto da empresa.
BEKIN
Percebeu que as ferramentas de marketing que precisava já existiam, o que faltava era adaptá-las a realidade interna da empresa.
De acordo com ele “se a empresa espera atingir objetivo lá fora, precisa se certificar que todos nela estão comprometidos com esse objetivo”.
Hoje, os empresários prometem tratar seus funcionários como capital humano, oferecendo-lhes motivação no trabalho, benefícios mais atraentes, valorização em seu desempenho, ambiente saudável, horários flexíveis, estímulos no aumento de sua produtividade, etc
CONCEITOS
“Endo” vem do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”, sendo assim o
Endomarketing quer dizer “marketing para dentro”. CONCEITOS
É toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos. CONCEITOS
É uma ferramenta estratégica da empresa
moderna