00938373
645 palavras
3 páginas
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO RELATÓRIO DE FUNDAMENTOS DE FÍSICA
AULA DE LABORATÓRIO
LEI DE HOOKE
PROFESSORA:
DATA:
VOLTA REDONDA
2014
Sumário
1 - OBJETIVO 4
2 - INTRODUÇÃO 4
3 - DEFINIÇÕES 5
4- Relação de materiaL 6
5 - Procedimento experimental 8
6 - Resultados 9
7 - Conclusão 10
8 - Bibliografia 11
VOLTA REDONDA
2014
1- OBJETIVO:
O objetivo desse experimento é determinar experimentalmente a constante elástica da mola helicoidal e a elongação e ver se teve ou não histerese.
2- INTRODUÇÃO:
A lei de Hooke é representada F= K.r.
Que consiste basicamente uma mola com uma constante elástica obedecendo até certo ponto de elongação para não deformar a mola.
A mola sempre produzirá uma força diretamente proporcional ao seu deslocamento inicial, após aplicar tal força em uma mola, esticando-a ou comprimindo-a,sempre a mola fará uma força de movimento contrário.
VOLTA REDONDA
2014
3- DEFINIÇÕES:
A lei de Hooke é uma lei de física que esta relacionada com a elasticidade e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá á sofrer tal deformação.
F=K.Δl, sendo sistema internacional: F está em Newton; K está em Newton/metro e Δl está em metros.
Na lei de Hooke existe grande variedade de forças interagindo, e tal caracterização é um trabalho de caráter experimental. Entre essas forças que se interagem as forças mais notáveis são as forças elásticas, ou seja, forças que são exercidas por sistemas elásticos quando sofrem deformação.