009
Comércio Eletrônico: Uma Análise da Aplicabilidade de
Modelos de Qualidade de Software
Luiz Alberto Ferreira Gomes
Mario Lúcio Côrtes
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Instituto de Computação – IC
Avenida Albert Einstein, 1251.
Caixa Postal, 6176.
13083.970, Campinas, SP.
{luiz.gomes, cortes}@ic.unicamp.br
Resumo
O rápido desenvolvimento do comércio eletrônico está provocando a evolução das técnicas de desenvolvimento de software. Formalmente, se conhece muito pouco sobre os impactos deste movimento sobre a qualidade de software. Este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa cujo objetivo é analisar a aplicabilidade de modelos de qualidade de software no desenvolvimento de aplicações para comércio eletrônico. A análise é baseada na percepção de vários autores na literatura e de dados coletados em entrevistas com gerentes de projeto de organizações brasileiras de comércio eletrônico.
Palavras-chave: Comércio Eletrônico, Qualidade de Software, CMM, CMMI, eCCM.
Abstract
The rapid development of e-Commerce is posing new demands on software development techniques. The impact of this on software quality is not well understood. This paper presents preliminary findings of a research, which aims at analyzing the applicability of quality software models to e-Commerce application development. The analysis is based on the perception of several authors in the literature and from data gathered in interviews with project managers of the Brazilian e-Commerce organizations.
Keywords: Electronic Commerce, Software Quality, CMM, CMMI, eCCM.
1. Introdução
O uso cada vez maior da Internet pelas empresas está transformando os processos de negócio por meio: da diminuição das barreiras entre clientes e fornecedores; da melhoria dos serviços prestados; da redução dos ciclos de produção; e da introdução de novas formas de comercialização eletrônica de produtos [9]. O comércio eletrônico, descrito brevemente na