003045222666
456 palavras
2 páginas
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAISProfessor: Sergio Luiz
ACADEMICA: Antônia Mendes Barbosa
TURMA: SSVA 2013.1
A ILUSTRAÇÃO E A SOCIEDADE CONTRATUAL
Uma nova etapa no pensamento burguês
O Renascimento foi o momento de transição da sociedade medieval para o capitalismo moderno. Na circulação crescente de mercadorias e de bens materiais uma sociedade individualista voltada para o desenvolvimento comercial e lucrativo.
As cidades ganharam vida atraindo pessoas de vários lugares dispostas a conquistar um espaço no mundo. Ficando em segundo plano as preocupações a com vida após a morte. Nesse campo econômico as atividades e o lucro se torna o objetivo principal de qualquer atividade.
O CIENTIFICISMO
Essa valorização das trocas comerciais e as novas possibilidades de lucro que se abriam ao comerciante burguês acabaram por repercutir na produção e tornava-se urgente produzir mais respondendo a demanda que se tornava cada vez mais insistente. O estimulo de maquinas que potencializassem a produção, com a promessa de prêmios em dinheiro, então foi uma verdadeira corrida para acelera a produção e baratear os produtos busca conhecer os mecanismos que regulam o mundo, procurando o entendimento da vida e da natureza.
A SOCIEDADE INTELIGÍVEL
Sobre base no renascimento, essa curiosidade científica se dirige de forma inusitada, para a compreensão da sociedade que passa a ser vista como uma realidade diferente e própria o movimento filosófico baseava-se na firme convicção da razão como fonte de conhecimento em relação à vida social os filósofos procuravam entender a sociedade como um organismo vivo, ou seja, composto de partes cada uma delas com suas características e necessidades.