003
Quando necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes. Nas sessões de brainstorming existe um líder que prepara e organiza a sessão, definindo os seus objetivos, e reúne um grupo de pessoas numa sala. A partir deste momento, a sessão desenrola-se nas seguintes fases:
1.º - Abertura da sessão. O líder explica os objetivos da reunião e encoraja a produção de ideias.
2.º - Produção de ideias. Nesta fase, a qualidade das ideias não é relevante. Os participantes lançam ideias à medida que surgem na sua cabeça e estas são escritas num quadro. Regras: não fazer juízos de valor nesta etapa, encorajar todas as ideias, produzir o maior número de ideias possível e combinar as ideias para gerar outras. O papel do líder passa a ser de facilitador, encorajando a produção de ideias e mantendo o grupo centrado na questão principal.
3.º - Avaliação das ideias. Na fase de avaliação, as ideias são divididas em grupos e ordenadas com base na sua utilidade e prioridade. O líder regista as opiniões dos participantes em relação a cada ideia. Se, por exemplo, o grupo acha que uma ideia é boa, mas dispendiosa, o líder deverá orientá-lo para pensar em formas de contornar o problema.
4.º - Eliminação de ideias. As ideias consideradas absurdas ou impraticáveis são eliminadas.
5.º - Registo das ideias finais e das respectivas prioridades e formas de implementação e/ou de resolução dos problemas.
Fonte: http://www.pmelink.pt/manuais/recursos-humanos/tecnicas-para-estimular-a-criatividade#07