002Opapeldosestoques
5420 palavras
22 páginas
1. O PAPEL DOS ESTOQUESNeste capítulo iremos apresentar a você, aluno, alguns fatos relevantes da evolução da gestão dos estoques através da história. Mostraremos, também, como a gestão dos estoques se posiciona dentro da cadeia de suprimentos e a importância financeira
dos
estoques
nas
organizações.
Em
seguida,
evidenciaremos as principais características dos diversos tipos de estoque na indústria, no comércio varejista e atacadista, o caso específico de estoque de materiais de apoio às operações e os estoques para aplicação em projetos. Por fim, discutiremos o atendimento ao cliente e a possibilidade desse atendimento ser feito sem a formação de estoque.
Uma perspectiva histórica da gestão de estoque
Que o Faraó aja e institua funcionários na terra, toem a quinta parte dos produtos da terra do Egito durante os sete anos de abundância, e eles reúnam todos os víveres desses bons anos que vêm, armazenem o trigo sob a autoridade do Faraó, coloquem os víveres nas cidades e os guardem. Esses víveres servirão de reserva à terra para os setes anos de fome que se abaterão sobre a terra do Egito, e a terra não será assolada pela fome.
(Gn 41, 33-36)
O relato transcrito, presente na Bíblia, é a primeira descrição do uso de técnicas de gestão de estoque – nesse caso, para garantir que a produção excedente de um período servisse para manter o atendimento à demanda em um momento de escassez.
As pirâmides e outras grandes maravilhas do mundo antigo, assim como a travessia dos Alpes por Aníbal com cerca de 40 mil soldados, foram obras e
feitos os quais nos sugerem que os povos da antiguidade desenvolveram meios avançados de projetar demanda e controlar os estoques e produção.
Não
temos
escritos
detalhados
que
demonstrem
tais
sistemas
de
planejamento, mas algumas dessas maravilhas foram descritas em crônicas da época e outras, como as pirâmides resistiram ao tempo para nos mostrar o grau de planejamento de materiais usado pelos povos antigos.
Em meados