001 Apresenta O Risc Cisc De Hardware
Disciplina:
Hardware Aplicado a Redes
Professor:
Sabino Rogério da Silva Antunes
Alunos:
Alcis Manoel
Bruno Germano
Kylson Estellfran
Turma:
Redes de Computadores, 2° Período, Noite.
Março, 2015
ARQUITETURAS RISC e CISC
RISC: Reduced Instruction Set Computer ou
Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções.
CISC: Commplex Instruction Set Computer, ou
Computador com um Conjunto Complexo de Instruções.
ARQUITETURA RISC
Os projetos de Arquitetura Risc começam a se desenvolver na década de 70 no século XX. E a sua proposta inicial foi então implementar todo um conjunto de instruções em um único chip. Visava maior rapidez de processamento e redução de custos.
Andrew Tanenbaum conseguiu demonstrar que os processadores tiveram muitas vezes tamanhos desproporcionais imediatos. Por exemplo, ele mostrou que 98% de todas as constantes em um programa iriam caber em 13 bits, mas muitos projetos CPU dedicam de 16 ou 32 bits para armazená-los.
ARQUITETURA RISC
Uma vez que muitos programas do mundo real passam a maior parte do seu tempo executando operações simples, alguns pesquisadores decidiram concentrar em fazer as operações o mais rápido possível. A velocidade do clock de uma CPU é limitado pelo tempo que leva para executar a mais lenta sub-operação de qualquer instrução, diminuindo o tempo de ciclo que, muitas vezes acelera a execução de outras instruções. O foco na "instruções reduzida" levou ao resultando máquina que está sendo chamado de "computador conjunto reduzido de instruções" (RISC). O objetivo era fazer instruções tão simples que poderiam ser facilmente e rapidamente processadas, a fim de aumentar o clock e atingir altas frequências.
Principais Características da RISC
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
Controle por hardware;
Intruções ocorrem dentro do Processador;
Pequeno conjunto de instruções;
Todas as instruções têm tamanho fixo;
Execução otimizada de chamada de funções (Call / Return);
Pouquíssimos modos de endereçamento;