000234562305947388484
3033 palavras
13 páginas
Faculdade AraguaiaAluna: Esthefany Araújo
Resumo
Telefones celulares, redes sociais e interacionismo simbólico: conexões possíveis
2. INTERAÇÕES, REDES SOCIAIS E OS TELEFONES CELULARES: UM
OLHAR TRANSVERSAL
Na interação mediada, podemos apontar dois pontos no qual o fenômeno pode ser analisado. O primeiro mostra aspectos relacionados à capacidade do artefato, de suas interfaces, como sua capacidade de processamento e usabilidade, ressaltando os componentes técnicos como ponto importante na interação mediada.
Lippman (1998) apresenta argumentos que o transfere para uma visão mais social deste fenômeno. Autores que acreditam nesta linha ressaltam que, não pode desconsiderar a capacidade da máquina neste tipo de comunicação, mas o fundamental no que se refere à interação é a comunicação entre sujeitos, a maquina é apenas um meio o qual os sujeitos utilizam para se comunicar e interagir (Lippman, 1998).
As duas posições são passíveis de análise vendo que: a) os telefones celulares por serem um dispositivo multifuncional e móvel, podem ser considerados um meio eficaz
Ao acesso às redes sociais. Assim, o artefato aqui é considerado como algo importante no sustento dessas práticas interativas e de comunicação e b) as pessoas, mesmo a importância dos recursos dos telefones celulares, são a base das relações.
No Brasil, uma pesquisa realizada pela ComScore entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 mostrou que a rede social online Facebook ultrapassou o Orkut em número de usuários no país, alcançando 36 milhões de usuários únicos em dezembro de 2011. Os dados sobre o Twitter se destacaram, em janeiro de 2012 o número de contas ultrapassou o Japão e o Brasil ficou em segundo país a mais utilizar a rede ―com 33 milhões de contas no Brasil― perdendo apenas para os Estados Unidos (COMSCORE, 2012).
3. DISPOSITIVOS MÓVEIS DE COMUNICAÇÃO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS
A comunicação mediada em ampla escala somente foi possível a partir da prensa gráfica