0000000000000000000000000000
CURSO: MARKETING
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROFESSR: PEDRO DE SOUZA FILHO
GABARITO DO ESTUDO DIRIGIDO EM GRUPO - TEXTO 06: DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
1. Por que o Diagnóstico Estratégico pode ser comparado a um radar ligado 24 horas e qual o seu principal objetivo?
R- O diagnóstico estratégico pode ser comparado a um radar ligado 24 horas por dia, porque representa um processo sempre pronto a captar e manter atualizado o conhecimento da empresa em relação ao ambiente e a si própria, visando a identificar e monitorar permanentemente as variáveis competitivas que afetam o seu desempenho.
O seu principal objetivo é analisar e avaliar os recursos disponíveis internamente na empresa (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais) destacando os seus pontos fortes, além de identificar as possibilidades disponíveis e riscos existentes no mercado.
2. Quais os ambientes que devem ser objetos de análise externa do diagnóstico estratégico?
R - A análise externa abrange o estudo das variáveis do ambiente de negócio e do ambiente geral que, de alguma forma exerce ou poderá exercer influência na estratégia da organização.
3. Por que as organizações podem ser consideradas como sistemas abertos? Como definir sistemas abertos?
R - Todas as organizações podem ser entendidas como sistemas abertos porque formam um conjunto de partes interdependentes entre si e que sofrem influência do meio externo. Sistemas abertos são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas, trocando matéria e energia regularmente para poderem se adaptar e reajustar às condições do meio.
4. Qual o propósito da análise externa?
R - O propósito da análise de ambiente externo é avaliar de que modo a administração pode reagir adequadamente às mudanças e transformações em seu ambiente de negócio e ambiente geral e aumentar, a partir dessa análise, o sucesso organizacional (PETER e CERTO, 1993). Para realizar com