''A humanidade produz a cultura e torna-se produto dela ''
Neste texto, é imprescindível, abordar o conceito de cultura, a natureza não instintiva da cultura e o relativismo cultural.
Com base nesta citação, é percebível notar que cultura só existe em sociedade e ao mesmo tempo que não existe sociedade sem cultura ou seja que a cultura é uma junção de valores, hábitos, crenças, costumes, e ate mesmo comportamentos aprendidos, a partir do convívio familiar bem como na sociedade em geral. Vale ressalta que a cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Este processo limita ou estimula a ação criativa do indivíduo, levando-o a se adequar aos padrões socialmente estabelecidos.
Portanto, a sociedade refere-se a um grupo de pessoas com interesses comuns, que obedece a determinadas normas. Os membros de uma sociedade são formados por diferentes grupos étnicos e classes sociais. Ciente de que a sociedade originou-se com a finalidade de atender as necessidades do homem, podendo o mesmo ser educado, arranjar emprego, e criar sua família, incluindo entre esses milhares de possibilidades tal como, a organização para facilitar sua convivência e agir de acordo com esses padrões culturais, ao fazer isso, seus instintos são parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo ao qual passou, pois ao fazer parte da sociedade o mesmo é influenciado na sua formação como pessoa.
E para melhor entendimento trago a contribuição de alguns autores que abordam sobre conceitos de sociedade:
A sociedade, para Weber, constitui um sistema de poder, que perpassa todos os níveis da sociedade, desde as relações de classe a governados e governantes, como nas relações cotidianas na família ou na empresa. O poder não decorre somente da riqueza e do prestígio, mas também de outras fontes, tais como: a tradição, o carisma ou o