Tcd adm. das pme's

588 palavras 3 páginas
Objetivo Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância das empresas familiares no ambiente mercadológico, algumas de suas características bem como as certas particularidades que a fazem obter ou não sucesso em seus negócios.

Just. Em um mercado cada vez mais competitivo, estudos sobre estes assuntos tornam-se bastante relevantes, face às constantes mudanças dos cenários econômicos. O fato de essas empresas, carregarem ao longo de sua existência uma cultura de gerenciamento muitas vezes histórica e viciada faz com que seus sucessores, busquem alternativas no mercado tanto com a profissionalização própria como a ajuda de consultorias.

Int. Em um contexto geral, as empresa familiares norteiam sua atividades baseadas na própria história dos negócios da família, ou seja, um modelo pré-definido de gestão que acompanha as gerações sucessoras. Estes modelos de administração mais estáticos distorcem das muitas turbulências e oscilações do mercado devido à falta de planejamentos estratégicos definidos e, muitas vezes deixam de existir simplesmente por esta má gestão.

Des. De acordo com o Sebrae/SC (www.sebrae-sc.com.br) “o Brasil tem entre 6 a 8 milhões de empresas, sendo que 90% delas são empresas familiares. Seja grande, média ou pequena, as empresas familiares têm um papel significativo no desenvolvimento econômico, social e até político de vários países. “ Este texto demonstra de maneira bem enfática o quanto as empresas familiares são importantes dentro do contexto mercadológico. No caso do Brasil os números são bastante significativos, haja vista que as estatísticas mostram que estas empresas são responsáveis por milhões de empregos diretos no país. Isto significa que a sobrevivência dessas empresas é de fundamental importância e, esta preocupação não deve ser apenas tarefa dos membros gestores dessas firmas, já que muitas vezes decisões políticas com a tão discutida reforma tributária, por

Relacionados