O QUE É A IGREJA ORTODOXA

4413 palavras 18 páginas
O QUE É A IGREJA ORTODOXA?
No século XI, no ano de 1054, influências, entre elas, culturais, dogmáticas e disciplinares, litúrgicas e políticas, levaram a ruptura das Igrejas Cristãs, ficando o lado ocidental conhecido como Igreja Católica Apostólica Romana, submissa ao bispo de Roma, e do lado oriental, a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Grega, tendo como primaz o patriarca de Constantinopla (atual cidade de Istambul – Turquia).
Importante salientar que o termo grego orthodoxia, traduz-se em “doutrina reta”, ou seja, todo o ensinamento deixado por Cristo, sem acréscimos ou subtrações no conteúdo da Sagrada Escritura, na tradição, bem como nos primeiros sete concílios aceitos pela igreja.
A Sagrada Escritura é entendida como a totalidade dos livros bíblicos, Antigo e Novo testamento, centrada na pessoa de Jesus Cristo, confirmando em Deus seu único inspirador, o qual veio à humanidade para a transmissão das doutrinas e dos mandamentos
Os Ortodoxos tem a crença da continuidade viva: Tradição. Que pode ser entendida como uma opinião, ou costume, legado deixado pelos ancestrais para posteridade. Tradição Cristã, nesse caso é a fé que Jesus Cristo concedeu aos Apóstolos, e que desde os tempos apostólicos tem sido passada de geração em geração na Igreja. A Sagrada Tradição está de posse pela igreja, estruturada na assembléia de seus fiéis: “a Igreja do Deus Vivo, a coluna e firmeza da Verdade” (Tim. 3: 15), sendo considerada o mais antigo meio de divulgação sobre a Revelação Divina.
.
Nas palavras de, Jerzy Berkman Karenin, em seu livro A Doutrina Cristã Ortodoxa, escreve que:
“O meio mais antigo de divulgação da Revelação Divina foi a Sagrada Tradição, dos tempos do primeiro homem, Adão, até Moisés, não havia Escritura Sagrada alguma. O próprio Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo, transmitiu os seus Divinos ensinamentos aos Apóstolos por meio de palavras e de exemplos e não por intermédio de livros. Da mesma forma procediam os santos Apóstolos que

Relacionados

  • Rafael
    846 palavras | 4 páginas
  • Princ pios da Criatividade Texto de Mike Baxter pags 51 a 87
    14812 palavras | 60 páginas
  • A Consciencia Conservadora No Brasil Paulo Mercadante
    73397 palavras | 294 páginas