Biossegurabca odontologia

5113 palavras 21 páginas
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1
2. REVISÃO DE LITERATURA 4
2.1 Conceito de Biossegurança 4
2.2 Como fazer a biossegurança nos consultórios odontológicos e laboratórios de prótese 5
2.3 Fontes de Riscos na odontologia 7
2.4 Meios de esterilização, desinfecção, assepsia 8
2.5 Contaminações no consultório odontológico e laboratórios de próteses 11
3. DISCUSSÃO 15
4. CONCLUSÃO 19
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

1. INTRODUÇÃO

As doenças infecto contagiosas nos consultórios odontológicos e nos laboratórios de prótese constituem um grave problema de saúde pública que causam vários transtornos, tanto pelo seu alcance quanto pelos elevados custos que trazem a sociedade. O profissional de saúde e sua equipe necessitam estar conscientes dos riscos que correm no seu dia-a-dia se não forem tomadas as providências para que seu trabalho seja realizado com segurança. Os riscos com relação à infecção cruzada têm um significado particular nos consultórios de odontologia e outras instituições, onde há um grande número de profissionais e pacientes em um mesmo local, sendo imprescindível um sistema de supervisão eficaz no controle da higiene, normalmente difícil sob as condições habituais de trabalho (FERREIRA, 1995).
Ao se realizar um trabalho protético forma-se um elo entre o cirurgião dentista, o paciente, o protético, bem como outros profissionais envolvidos na confecção de um trabalho. Isto pode contribuir para a disseminação de doenças infecto contagiosas conhecida como infecção cruzada. Existem vários meios de se prevenir contra esta contaminação e disseminação. Basta para isto que sejam obedecidas as normas de biossegurança utilizando métodos eficazes de descontaminação, esterilização e o uso dos equipamentos de proteção individual associados ao conhecimento de todos os profissionais envolvidos (SANTOS, 2009)..
Contudo, muitos clínicos não tem conhecimento dos passos corretos de desinfecção e de que os laboratórios estejam desinfetando corretamente os moldes e

Relacionados