Trabalho Em Grupo 1
O manifesto foi criado em 1932, com base na educação tradicional.
A sua grande importância foi criar uma educação obrigatória, pública, gratuita e leiga como dever do Estado em coloca-la em todo território Nacional. Veio após isso a era Getulismo que a elite tinha uma educação de qualidade mais os menos afortunados tinham uma aprendizagem voltada somente para o profissional, então há desde daqueles tempos uma defasagem em nossa educação que não acompanha o desenvolvimento.
A força reconstrutora da Escola Nova nos reflete até hoje, eles vem tentando aprimorar o ensino, e colocá-lo mais no nível social do que apenas de aprendizagem de matérias,vários debates vêm acontecendo desde daqueles tempos ou seja, há 80 anos vem se tentando transformar nossa educação. Viemos desde daqueles tempos enfrentando problemas educacionais com complexidades muito vastas, mas foi adquirido também o gosto pela crítica e o debate para tentarem solucionar os problemas educacionais, no sentido de democratiza-lo.
Em 1959 houve um segundo debate, que teve um apoio ainda maior do que o de 1932 em Defesa da Escola, e participaram novamente Fernando de Azevedo, Anísio Spinola Teixeira, Cecília Meireles dentre outros, com intuito de refletir sobre as relações contraditórias no debates políticosem torno da educação brasileira nos diferentes momentos em que passou desde o inicio com os escolanivistas em prol de um ideal de escola.
A importância desde os primeiros movimentos até hoje, é construir uma escola melhor que visa os interesses de aluno e sociedade com qualidade, valorizar o ensino docente, trazer mais escolas e universidades para a população para dar não somente, mais uma maior qualificação profissional, e aprendizagem satisfatória para uma vida em sociedade para assim democratizar nossa Educação.