Soft Starter e Inversor de frequência

2544 palavras 11 páginas
Introdução

Soft-Starter (partida suave): É um sistema microprocessado projetado para acelerar, desacelerar e proteger motores elétricos de indução trifásicos, fornecendo aumento e/ou redução progressiva da tensa ao motor, através de tiristores.

Com esta chave é possível ajustar os valores de torque e corrente em função da solicitação da carga acionada, ou seja: a corrente exigida será a mínima necessária para acelerar o motor. A instalação e a regulagem de sistemas totalmente eletrônicos é feita acompanhando-se o manual do equipamento; já a reparação de defeitos no soft-starter requer bastante conhecimentos na área eletrônica.

Com a chave soft-starter é possível ter ajuste da tensão de partida por tempo pré-definido, pulso de tensão na partida para cargas com alta inércia; proteções contra falta de fase e sobrecorrente, faixa de limitação da corrente, rampas de aceleração e desaceleração etc. Para a aquisição correta, é importante saber o número de partidas por hora necessário antes da instalação. Em paralelo ao soft-starter usa-se um contator (by-pass) que faz a alimentação do motor depois de terminado o processo de partida, evitando desgaste dos componentes.

Inversor de Frequência: Componente que varia freqüência elétrica, usado para o controle de velocidade dos motores elétricos de indução trifásicos.

A alimentação desses aparelhos pode ser monofásica ou trifásica, dependendo de sua construção. Em geral, podem ser programados para os valores máximo e mínimo de frequência de saída, conforme necessidade da instalação.

A variação da velocidade é geralmente feita a partir de um potenciômetro de referência externo. O esquema de ligação e as características como potência de acionamento, tensão de entrada e saída, variação da frequência e outros são encontrados no manual que acompanha o aparelho.

Soft-Starter

Os Soft-Starters são chaves de partida estática, destinados à aceleração, desaceleração e proteção

Relacionados