SIDEFORM – SIDERÚGIA,

1971 palavras 8 páginas
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
A competência faz a pessoa e ela faz a organização.

Definição de Competência:

“Saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. Maria Tereza Fleury, 2000
Destacamos aqui importante nota:
O conceito muito apropriadamente colocado por Joel Souza Dutra (2001), de que o “importante é fazermos a diferença entre - o que o indivíduo faz / o que o indivíduo entrega”.

Esse conceito explicita que:
“As pessoas possuem determinado conjunto competência, sendo cada competência definida como um conjunto, os “CHAs” (Conhecimentos, Habilidades, Atitudes) o que não garante que a organização se beneficie diretamente deles. Para compreender melhor o conceito de competência, é preciso incorporar a noção de entrega, o seja, aquilo que a pessoa realmente quer entregar à organização. O termo “entrega” refere-se ao indivíduo que sabe agir de forma responsável e é reconhecido por isso”. Joel Souza Dutra (2001)
Durand (1998) construiu um conceito de competência baseado em três dimensões: conhecimento (knowledge), Habilidade (know-how) e atitudes, ou seja:
• Conhecimento (informação, sabedoria - saber o quê, saber o porquê),
• Habilidade (técnica, capacidade - saber como) e,
• Atitude (identidade, determinação - querer fazer), dimensões estas, interdependentes e necessárias a determinado propósito.

Várias são as interpretações do conceito:
• “Uma característica subjacente relacionada com um desempenho superior na realização de uma tarefa”. (McClelland, 1973), algo inerente ao indivíduo, diferente de aptidão, habilidade ou conhecimento, mas pela combinação dos mesmos.
• Um estoque pessoal de recursos.
• Conjunto de saberes – fazer, agir, ser – necessários ao longo do tempo para o exercício de uma profissão.
• Capacidade de uma pessoa para desenvolver atividades de gestão de maneira autônoma,

Relacionados