shndfgvdanfgbshdmk

1795 palavras 8 páginas
O ensino de ciências na formação do Pedagogo A formação inicial do professor no ensino de ciências naturais, deve ser de produção cientifica e de projetos inovadores na aprendizagem como um processo, fornecendo todas as condições necessárias à evolução do aluno. A matéria deve ser compreendida e usada de forma didática principalmente nas series iniciais. É notória a presença de professores sem nenhum curso universitário e aqueles que o possuem, como no caso dos cursos de Pedagogia, não aprofundaram os conhecimentos científicos durante a sua formação inicial, o que implica numa formação adequada. Além disso, o trabalho docente não se resume em apenas o docente para avaliar o aluno, contudo, o professor é avaliador e avaliado.
A prática docente no ensino de ciências deve privilegiar alguns aspectos na construção do conhecimento como, por exemplo, a aplicação do método experimental e a aproximação, pesquisas em laboratórios, zoológicos ou em áreas adequadas, o uso de materiais e objetos reais. Esta prática não pode se encontrar separada da interdisciplinaridade sob a pena de manter os conhecimentos dissociados, sem permitir uma mútua correspondência que venha favorecer a compreensão dos conteúdos das várias áreas do saber. A prática docente deve permitir a curiosidade epistemológica como condição de se prosseguir na investigação do mundo e na construção de novos conhecimentos.
Muitos professores pensam que estão na sala apenas para ensinar, porém, todos estão aprendendo a cada momento em pesquisas realizadas ou até mesmo por leituras feitas periodicamente. Sobretudo o acadêmico que deveria ter hábitos de leitura e escrita. Infelizmente, a maioria não se preocupa com a sua formação inicial e prejudica a si próprio desqualificando o papel do professor que assumirá futuramente, pois, muitos acadêmicos oferecem resistência a tarefa de fichar o material exigido ou fazer resumos das obras indicadas pelos professores.
Os

Relacionados