roteiro de uma analise institucional

250 palavras 1 página
ROTEIRO (ADAPTADO) PARA INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL
REFERÊNCIA:
BAREMBLITT, G. (2002). Roteiro para uma intervenção institucional padrão. Em: G. Baremblitt, Compêndio de análise institucional e outras correntes: Teoria e Prática, (p. 90-106). Belo Horizonte: Instituto Félix Guattari.
CAMPO DE ANÁLISE – Considerar elementos importantes da história e da constituição da Ong Igualdade, bem como das relações que se estabelecem na mesma (cargos/papéis/funções)
CAMPO DE INTERVENÇÃO - A partir do entendimento de como funciona a Instituição, pensar nas possibilidade de intervenções e em como estas vão se dar e com quais objetivos.
ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO – No caso da Ong Igualdade não houve um encaminhamento explícito, mas vocês podem pensar em como se deu esse “pedido” de uma análise interventiva da Psicologia na Instituição.
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA DEMANDA – Quais demandas vocês identificam como manifestas e quais como latentes?
ANÁLISE DE IMPLICAÇÃO – Como vocês percebem o papel da psicologia e como vocês se percebem (se sentem) enquanto estagiárias de psicologia na Ong Igualdade; que tipo de relações se estabelece entre vocês e a Instituição.
ANÁLISE DA GESTÃO PARCIAL – Análise das diferentes funções e poderes das protagonistas na Ong Igualdade.
ANALISADORES CONSTRUÍDOS – Recursos a serem utilizados durante as intervenções : espaço fisco; entrevistas individuais e/ou coletivas; dispositivos grupais; reuniões; observações (aqui podem considerar elementos que vocês já estão observando desde o início da prática de estágio de vocês)
CONTRATO – Elaborar um contrato de trabalho.
PLANEJAMENTO DA POLÍTICA , ESTRATÉGIA, TÁTICA E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO
O projeto deve ser apresentado como produto do trabalho de vocês.

Relacionados