Resumo NOGUEIRA, LUIZ. Manuais de cinema II: Gêneros cinematográficos. LabCom Books 2010. Capítulo: Definição

529 palavras 3 páginas
Resumo
NOGUEIRA, LUIZ. Manuais de cinema II: Gêneros cinematográficos. LabCom Books 2010.
Capítulo: Definição

Tal como uma criança que pede à mãe para lhe contar uma história há muito ouvida, e repetida vezes sem conta com pequenas variações, também o espectador se dirige amiúde ao cinema para ver filmes diferentes que contam histórias bem semelhantes. É a compulsão à repetição, tão característica das vibrações que ecoam entre o desejo e o prazer, que fundamenta na indústria a produção em série dos gêneros cinematográficos. O filme de gênero é uma garantia mínima de espetáculo por que obedece as regras formais e narrativas que o espectador conhece de antemão. São as leis do gênero que permitem o reconhecimento e a aceitação dos padrões de verossimilhança de cada filme, prolongamento virtual de tantos outros filmes que se inscrevem no mesmo modelo de representação.
GEADA, EDUARDO. O Cinema espetáculo. Lisboa- Portugal: Edições 70.

A questão do gênero, mais especificamente na história dos estudos artísticos, detém uma preponderância bastante grande, principalmente no que diz respeito à sua definição. Um gênero é uma categoria classificativa que permite estabelecer relações de semelhança ou identidade entre as diversas obras. Então, um gênero cinematográfico seria uma categoria ou tipo de filmes que congrega e descreve obras a partir de marcas de afinidade de diversas ordens, entre as quais as mais determinantes tendem a ser as narrativas ou as temáticas.
Na literatura, podemos fazer remontar a questão dos gêneros, pelo menos, a Artistóteles, que na sua ‘Poética’ efetua a distinção fundamental entre comédia, (poesia) épica e tragédia. Ao longo dos séculos seguintes, inúmeras seriam as obras que tomariam esta temática como preocupação, dando origem à escrita de incontáveis artes poéticas, nas quais se tentou estabelecer frequentemente as premissas e os critérios criativos, bem como a categorização e a caracterização dos diversos

Relacionados

  • A VISIBILIDADE DO IDOSO NO JORNALISMO IMPRESSO: uma análise das matérias culturais da Folha de São Paulo
    48362 palavras | 194 páginas
  • E O Radio
    217392 palavras | 870 páginas