reseha sobre psicologia da morte

582 palavras 3 páginas
RESENHA SOBRE PSICOLOGIA DA MORTE
DISTANÁSIA, EUTANÁSIA, MISTANÁSIA E ORTOTANÁSIA.

Eutanásia
É uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família. A eutanásia é um assunto muito discutido tanto na questão da bioética quanto na do biodireito, pois ela tem dois lados, a favor e contra.
Do ponto de vista a favor, ela seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muito crítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o direito de dar fim a sua própria vida.
Já do ponto de vista contra, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim a sua vida com a ideia de que tal ato no aliviaria sua dor e sofrimento. No Brasil, a eutanásia é considerada homicídio.

Distanásia
É exatamente o oposto da eutanásia, ela é representa pela prolongação da vida de um indivíduo mesmo que este seja desenganado pelos médicos, como no caso de doenças incuráveis. No período de Distanásia podem-se usar todos os recursos que a medicina dispõe para prolongar a vida do doente como mesmo sabendo que o doente como a medicação ou outros tratamentos, mesmo sabendo que o doente nunca será curado e as chamas de melhoria de seu quadro são extremamente baixas.
Geralmente o paciente em Distanásia encontra-se internados nos cuidados paliativos dos hospitais.
Ortotanásia
É um ato médico, feito à pedido do próprio doente( em fase terminal ) ou de familiares próximos em que os médicos são orientados a não dar mais nenhum tipo de medicamentos nem prestar qualquer socorro que seja fundamentalmente para mantê-lo vivo.
Com este tipo de conduta o doente em fase termina, irá morrer dentro de pouco tempo. Na Ortotanásia os médicos podem prestar somente os cuidados paliativos, que ajudarão o doente a suportar melhor a dor e diminuir o sofrimento para ele e

Relacionados

  • projeto primavera
    9051 palavras | 37 páginas