Pr Hist Ria E Hist Ria Antiga
INTRODUÇÃO
Fase do “Comunismo Primitivo”, onde surgem os primeiros instrumentos fabricados pelo homem. Seu fim é marcado pelo surgimento da escrita, juntamente aos primeiros Estados. Com seu fim, há a passagem do “comunismo primitivo” oara as primeiras sociedades de classes. PALEOLÍTICO Período conhecido como Pedra Lascada ou Selvageria. Formação de uma economia coletora, dependente da caça, pesca e coleta. Tal modo de vida impossibilita a fixação, levando o homem a uma vida nômade. Instrumentos de pedra lascada, ossos, chifres e madeira. O homem já era capaz de controlar o fogo e construir abrigos. No paleolítico superior surgiram o culto aos mortos e a pintura rupestre (magia simpática).
NEOLÍTICO O homem passa a dominar o meio ambiente. Com a Revolução Neolítica, a economia torna-se produtora, formando a agricultura. Com esta pratica, vem o sedentarismo. Há a invenção da roda, que ajuda em transporte e produção de alimentos, o que traz um grande crescimento demográfico. Com isso, surgem os primeiros clãs, que ao unirem-se formam as aldeias, que por fim, unem-se e formam as primeiras tribos. A separação de trabalho pelo sexo e intelectualidade prenunciava as classes sociais diferenciadas.
IDADE DOS METAIS Surge após o desenvolvimento da metalurgia e trás os primeiros instrumentos de cobre, que é seguida pela utilização do bronze, chegando ao ferro. Período marcado pela Revolução Urbana, onde surge a escravidão e a escrita, dando assim início à História Antiga.
HISTÓRIA ANTIGA
ANTIGUIDADE ORIENTAL GERAL
ECONOMIA
- Agricultura (inicialmente para abastecer a população, em seguida, para uma economia de trocas).
- Pecuária (criação de cavalos, bois, cabras, porcos e aves).
- Atividade comercial em segundo plano (com exceção dos fenícios, que dedicam-se à atividade marítima e comercial).
- Escambo (troca direta) é o mais utilizado; passam a cunhar moedas após o séc. VII.
- Atuação do Estado em todas as atividades, especialmente na