Os elementos quimicos e o corpo humano
Dos quase 100 elementos químicos que existem na natureza – 91 para ser mais exato apenas 21 fazem parte do corpo humano. Sendo que mais de 60% da massa do nosso corpo é de oxigênio. Temos 95% da massa do nosso corpo formado por 4 elementos: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio. Os outros elementos apresentam em quantidade bem menores, mas não são menos importantes, para o funcionamento do corpo. Um bom exemplo é o ferro que compõe apenas 0,005% do corpo humano, mas é essencial para o seu funcionamento, principalmente no sangue. O cálcio 1,38% que forma, por exemplo, os ossos e os dentes. O iodo 0,001% que regula o funcionamento de tiroide.
Existem também elementos do tipo “penetras”, que entram em nosso corpo, mas não desenvolvem nenhuma função útil. O alumínio é um dos mais comuns. Traço deste elemento entra em nosso corpo através do uso das panelas na hora de cozinhar os alimentos. São eliminados pela urina, em poucas horas ou dias. Muitos dos elementos “penetras”, são perigosos como é o caso dos metais pesados (Chumbo, mercúrio, etc.). Estes entram no corpo e não são eliminados podendo (dependendo da quantia) desencadear graves doenças. Na atualidade, sabe-se que os elementos químicos são distribuídos em nosso corpo nas seguintes porcentagens:
Oxigênio (O) – 65% - constituinte da água e das moléculas orgânicas (que contem carbono e hidrogênio, produzidos por um sistema vivo). E necessário para a respiração celular, que produz trifosfato de adenosina (ATP), uma substancia química muito rica em energia.
Carbono (C) – 18,5% - encontrado em toda a molécula orgânica.
Hidrogênio (H) – 9,5% - constituição da água, de todos os alimentos e da maior parte das moléculas orgânicas.
Nitrogênio (N) – 3,2% - componente de todas as proteínas e ácidos nucleicos: O acido