Os índios nos dias de hoje
Hoje, existem muitos índios que vivem em casas que têm luz elétrica e som. Existem índios matriculados em universidades, existem também professores indígenas que ensinam nas línguas que falam. Os índios mantêm um espírito de continuidade, voltam às suas terras para fazer seus rituais. Alguns ainda vivem caçando e pescando preservando a sua cultura.
Os povos indígenas estão crescendo. Antes eles morriam de varíola, tuberculose e sarampo. Com o tempo, os remédios foram chegando, algumas doenças acabaram, eles adquiriram imunidade. Na escola indígena, os alunos e os professores são índios. Nelas, eles podem ensinar apenas na língua própria, em português, ou nos dois idiomas. Os professores que dão aula nesses colégios são preparados por outras pessoas que trabalham em universidades.
A ideia é que a escola tenha “um pé dentro da aldeia e o outro fora dela”, o que significa que os estudantes aprendem conteúdos ligados à cultura deles, como na disciplina “o uso da terra” que ensina a composição do solo, o tipo de plantas que nasceram ali, quais os chás que podem ser feitos e para que eles servem. Ao mesmo tempo, estudam como o governo e a sociedade podem ajudá-los, que direitos eles têm, entre outras utilidades. Um problema comum aos índios é a demarcação de terras – espaço destinados para eles morarem.·.
Na manhã desta segunda-feira (16/04/2012), agentes Polícia Federal estiveram na área ocupada pelos índios. Índios pataxós ocupam 11 propriedades de reserva na Bahia (noticias.terra.com.br) Os índios reclamam a posse das terras há 28 anos. Índios da etnia Pataxó Hã Hã Hãe ocupam 11 propriedades rurais