Oraganofosforados

3053 palavras 13 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE

ALINE CATTANEO BRUNA SANTAREM MARLENE LUDWIG VANESSA BACH VANESSA PREUSSLER

ORGANOFOSFORADOS

NOVO HAMBURGO 2012
0

A partir do momento em que os organoclorados começaram a acarretar problemas ambientais, os organofosforados, que apresentam como principal característica a presença do elemento fósforo em sua estrutura, passaram a substituí-los no mercado de pesticidas, sendo comercializados principalmente para atividades agrícolas onde atuam como inseticidas. Os mais destacáveis tipos de organofosforados estão descritos neste artigo, assim como os principais impactos que estes compostos podem gerar a saúde humana e ao meio ambiente. Além disso, também fazem parte desse artigo de revisão bibliográfica, demais aspectos importantes dos organofosforados, como a caracterização da sua estrutura química e a sua respectiva história, que permitem entender o surgimento deste grupo no nosso ecossistema.

INTRODUÇÃO

PESTICIDAS

A crescente preocupação sobre a poluição ambiental por pesticidas não degradáveis no ambiente, tem levado ao uso dos compostos organofosforados para várias finalidades: agricultura, pecuária, ambiente doméstico e em saúde pública. Este aumento no consumo dos organofosforados deve-se à sua eficácia como inseticida, assim como ao fato de que estes compostos não se bioacumulam na natureza. Todavia, embora ofereçam menor risco para o meio ambiente, os inseticidas organofosforados são altamente tóxicos para animais e humanos, o que torna de extrema importância o estudo sobre esta classe de compostos, em busca de medidas que minimizem os impactos causados pelos mesmos.

São substâncias de origem natural ou sintética que podem matar ou controlar um organismo indesejável. Existem diferentes classes de pesticidas, as principais são os inseticidas, herbicidas e fungicidas1. Os pesticidas são utilizados para diversos fins, um dos principais usos é na agricultura, para atender à demanda alimentícia. Atualmente, é

Relacionados