Literatura e letramento

2428 palavras 10 páginas
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Nome da aluna
Nome do orientador
RESUMO
Atualmente tem-se concebido as séries iniciais como o momento em que será introduzido, ampliado e consolidado o Sistema de Escrita Alfabética. Neste sentido, muito tem se falado em ações que vão além das práticas tradicionais de alfabetização, dando lugar às práticas de letramento, que visam introduzir a criança no mundo letrado através de práticas da leitura e da escrita contextualizada, visto que pressupõem a linguagem como uma prática de interação social. Neste sentido, a Literatura Infantil se apresenta como fonte excelente de busca de repertório, de espaços de crítica cultural, de diálogo entre o real e o imaginário e de significações e re-significações de conceitos.
Palavras-chave: Literatura Infantil. Letramento. Alfabetização.

INTRODUÇÃO
A iniciativa em pesquisar o tema Literatura Infantil no processo de Alfabetização e Letramento surgiu a partir do interesse da autora deste estudo, ao que diz respeito à aplicação desta ferramenta pedagógica e sua importância neste processo.
A pesquisa do tema justifica-se pelo fato de ser notório que nos últimos anos a Educação Brasileira vem passando por inúmeras transformações no tocante ao processo de Alfabetização, e aquela concepção onde o aluno era alfabetizado por meio de memorizações descontextualizadas e sem significado, aos poucos foi dando lugar a uma nova concepção onde se valoriza a significação da linguagem como forma de interação social e entende que as experiências escolares se desdobram por meio de conhecimentos em meio às relações sociais.
Neste sentido, como a Literatura Infantil pode efetivar essa interação social e promover de fato a construção da escrita como prática social através do letramento?
Assim, em linhas gerais, o presente estudo objetiva iniciar um estudo a respeito do uso da Literatura Infantil nas séries iniciais como contextualizadora e formadora de

Relacionados