Licenciatura em ciências da natureza e matemática
TÍTULO: CONTEXTUALIZANDO A MATEMÁTICA DOS CURRÍCULOS NAS PRÁTICAS SOCIAIS DA CASA FAMILIAR RURAL DE PACAJÁ.
ÁREA DO CURSO E LINHA DE PESQUISA: * CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA. * EDUCAÇÃO DO CAMPO, CURRÍCULO E PRÁTICAS SOCIAIS.
JUSTIFICATIVA
Um dos desafios para o ensino da matemática diz respeito à falta de motivação do aluno para aprender esses conceitos. Não se deve esperar que os alunos possuam a maturidade e a mentalidade para compreender o quão aplicáveis são os conceitos matemáticos, mas muitos desses conceitos podem ser contextualizados para a realidade desses estudantes e, assim, podem contribuir para a motivação e para o amadurecimento na matemática desses alunos. Para isso, os professores do primeiro ano de nível médio da CFR de Pacajá devem compreender quais são essas realidades e levar em conta as situações que os alunos vivenciam fora do ambiente escolar, afinal as atividades que as crianças/adolescentes fazem mudam constantemente. É uma tarefa difícil conhecer seus alunos tão bem a ponto de conseguir elaborar tais contextualizações de forma que a maior parte dos alunos compreenda o conteúdo.
PROBLEMA
Dificuldades entre os docentes e discentes na contextualização dos saberes matemáticos e curriculares da educação do campo, de forma significativa na construção de conhecimento a partir de situações reais vivenciadas na prática educativa da região.
QUESTÕES NORTEADORAS
OBJETIVOS GERAL
Criar condições para uma aprendizagem motivadora que leve a superar o distanciamento entre os conteúdos estudados e a experiência do aluno, estabelecendo relações entre os tópicos estudados e trazendo referências que podem ser de natureza histórica, cultural ou social, ou mesmo de dentro da própria Matemática.
ESPECÍFICOS
* Identificar como a escola vem abordando os saberes matemáticos na comunidade; * Oferecer ao educando atividades pedagógicas integradas, continua e progressivas que possibilitam o