junta de dilatação
As juntas de dilatação servem para permitir que o sistema (base de concreto/regularização/argamassa/cerâmica) possa se movimentar dilatométricamente sem sofrer destacamento ou rachaduras da cerâmica e do substrato.
Essas juntas devem ser projetadas no perímetro da área revestida, onde há mudanças de materiais, no encontro de colunas e de pisos com azulejos.
Com largura variável, devem cortar a regularização ou emboço e ser preenchidas com materiais flexíveis, como os mastiques à base de poliuretano, acrílicos, asfálticos e outros.
Neste caso não se usa argamassa de rejuntamento ou outro tipo de rejunte, mas apenas produtos com maior flexibilidade.
Caso não haja juntas de dilatação, pode ocorrer fissuras ou rachaduras, caso contraia ou dilate respectivamente.
APLICAÇÃO: As estruturas de concreto com grandes dimensões, sujeitas a variações de temperatura, necessitam de juntas de dilatação para absorverem os seus movimentos de dilatação e de contração. A separação entre blocos de edifícios, pontes, viadutos etc., são locais onde as juntas se fazem necessárias para acomodar movimentos diferenciados de assentamento de fundações, além dos movimentos térmicos de dilatação e de contração. A localização e a direção das juntas, no sentido vertical ou horizontal, a amplitude do seu movimento e o uso a que se destina na área que elas atravessam, são fatores que precisam ser levados em conta no desenho das juntas e na especificação dos produtos e sistemas de sua vedação.
Glossário
Dilatometria - Estuda a dilatação dos corpos - Quando a temperatura de um sólido aumenta, surge um aumento da amplitude das vibrações atômicas e da distância média entre os átomos e moléculas que o constituem e então eles se dilatam. Se a temperatura