Jgldfkjgldgklflgldfk

676 palavras 3 páginas
O Plano de Marketing consiste em organizar sistematicamente ações e aspectos que englobaram a realização de um objetivo final. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o marketing, em uma organização, vai além da publicidade. Engloba o entendimento do produto, clientes, concorrência, ambiente mercadológico e da própria empresa.

O plano de marketing é um documento estratégico corporativo. O seu publico é principalmente interno, mas ele pode também pode ser lido por pessoas que não pertencem a organização. Dentro da empresa o plano de marketing será utilizado para direcionar o trabalho das pessoas do departamento para coordená-lo com o trabalho dos outros departamentos, para prestar contas a alta direção e para convencer a direção dos outros departamentos a prover recursos necessários para a execução do plano. (DIAS, 2006, p. 476).

De acordo com Polizei (2005, p.1) o aspecto que difere simples déias de um plano de marketing é a abordagem e a preocupação não somente com as inovações que trará ao produto/serviço, mas sim uma preocupação mais ampla, tanto com mercado consumidor e sua possível satisfação ou insatisfação, viabilidade financeira e outros aspectos que vão além das linhas do foco produto/serviço.

São vários autores que abordam este tema, porém, alguns deles possuem forte influencia perante demais estudiosos da área. Segue alguns dos nomes de maior relevância e seus respectivos entendimentos e conceitos de Plano de Marketing:

Para Polizei (2005, p. 3), “[...] para compor um plano necessário primeiramente fazer os alicerces, depois produzir as colunas, levantar as paredes, fazer o telhado e somente ao final aplicar o acabamento”.
Os passos precisam ser dados de acordo com o seu tempo e na seqüência devida, pois o plano, apesar de ser composto de partes singulares, elas são interdependentes e diretamente relacionadas, todas elaboradas com foco nos objetivos pré-determinados.
Segundo Polizei (2005, p. 7), são nove os passos para a

Relacionados