introduçao ao estudo
LIÇÃO 02 – PARTE 01e 02
Toda a produção humana seja material ou espiritual existe a história a compreensão do nosso mundo, o passado e o futuro sempre está no presente. Todos nos temos histórias pessoais, nos tornamos incompreensíveis com a respectiva forma que nos lhe damos com a vida. A psicologia no Ocidente é ligada em cada momento histórico, as exigências do conhecimento da humanidade.
A psicologia entre os gregos com o pensamento humano, na qual Sócrates sua principal preocupação era o limite que separa o homem dos animais, dessa forma a principal característica humana era a razão, a razão que permitia o instinto com a base da irracionalidade ao definir a razão como peculiaridade do homem ou como essência humana.
As teorias da consciência humana são frutos da sistematização da filosofia, na qual Platão discípulos de Sócrates, ele definiu um lugar a razão do nosso próprio corpo, sendo a cabeça que se encontra a alma do homem. Aristóteles um dos mais pensadores da filosofia contribuiu com a inovadora ao postular que a alma e o corpo não podem ser dissociados, para ele tudo o que cresce e reproduz e se alimenta possui sua psique ou alma, dessa forma os vegetais, os animais e o homem possui alma. Ele estudou as diferença a razão, percepção e sensações esse estudo esta sistematizada no ANIMA, o primeiro tratado na psicologia. A psicologia no Império Romano e na Idade Media suas principais características e o cristianismo onde ele sobrevive e fortalece, onde dois grandes filósofos Santo Agostino e São Tomás de Aquino, para a alma não era a sede só da razão, mas a prova de uma manifestação divina do homem o São Tomás de Aquino considerava o homem na sua essência buscar perfeição através de sua existência.
A psicologia no renascimento teve grandes avanços, mostrando que o nosso planeta não é o centro do universo. René Descartes um dos filósofos que mais contribuiu para o avanço da ciência, na qual postulava a separação entre