Gestão pública
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA SEMINÁRIO TEMÁTICO III
PROFESSORA: MARIA DA PENHA MACHADO DE MEDEIROS
TUTORA: ANA RAQUEL MATIAS DANTAS
ALUNOS: CLÁUDIO VICENTE DE ALMEIDA
JOSÉ ANAXIMANDRO DANTAS DE ALMEIDA
JOSÉ GOMES DA SILVA NETO
LUANA FONTES DA COSTA
TRANSPARENCIA NA GESTÃO PÚBLICA
LUÍS GOMES
2012
Introdução
O grande desafio de nossa sociedade atual é tornar-se mais participativa e presente na administração pública. Partiremos do conhecimento de como e onde podemos ser participes nas decisões ou denunciarmos irregularidades assim trilharemos um caminha em busca de uma administração pública melhor e mais justa.
Objetivos
* Identificar as formas de controle sobre a administração pública; * Diferenciar o controle interno do controle externo.
Relato do caso Poderíamos citar diversos casos onde a falta de transparência pública é gritante e por sinal problemas a despeito do mau gerenciamento do dinheiro público está às caras e ainda esse problema percorre todo nosso país. Daí apontaremos um grave problema presente desde a administração pública federal a municipal que é o desvio do dinheiro público. Reportar-nos-emos principalmente onde a ausência de mecanismos que exijam a transparência facilitem o desvio de verbas públicas. A maioria dos casos de desvios de verbas é respaldado pelo superfaturamento de notas, onde as principais ferramentas da contabilidade são “enganadas” e por sinal com o uso adequado de ferramentas de transparência pública essa possibilidade seria extremamente minimizada.
Descrição do Assunto (resumo)
Inicialmente precisamos conceituar Administração Pública, pois existem muitos conceitos sobre a temática, mas iremos aqui nos reportar ao disposto pela Constituição Federal em seu artigo 37 que em suma significa que a Administração Púbica nada mais é do que todos os esforços que as autoridades públicas ensejam em busca da satisfação das necessidades dos