Fichamento do texto: o estado entre a filantropia e a assistência social – autora maria luiza mestriner.

950 palavras 4 páginas
Referência Bibliográfica
MESTRINER, Maria Luiza – O Estado entre a filantropia e a Assistencia Social/ Maria Luiza Mestriner – 3u – São Paulo – Editora Cortez.

A autora Maria Luiza Mestriner em seu livro O Estado entre a filantropia e a assistência social tem por objetivo realizar uma analise sobre o pensamento social conservador, reconstruindo a história da filantropia no Brasil, reafirmando a trajetória da Assistência social quase sempre pouco visível, mas persistente e reconhecida como política indispensável de seguridade social, abordando a história do Conselho Nacional de Serviço Social ( 1938-1993) ao Conselho Nacional de Assistência Social ( 1993-200). A autora reconstroi o tema regulação da filantropia desde o Brasil-Colônia até a atualidade de modo transparente ao dizer que: “ Assistência, filantropia e benemerencia têm sido tratadas no Brasil como irmãs siamesas, substitutas uma da outra. Entre conceito, politicas e práticas, tem sido difícil distiguir o compromisso e a competência de cada uma dessas áreas, entedidas como sinônimos, porque de fato escondem – na relação Estado – Sociedade – a responsábilidade pela violenta desigualdade social que caracteriza o país”.
A autora aborda que a filantropia constitui-se no sentido, na preocupação do favorecido com o outro que nada tem, portanto, no gesto voluntarista, sem intensão de lucro, apropriação de qual bem o que leva a um voluntarismo que não se realiza no carater jurídico e sim no caráter da relação. A benemerência a autora coloca que segundo Sposati se dar ad hoc ou in hoc que no primeiro caso, hitoricamente a ajuda nas forma de esmola,auxilio (material ou moral) que é o que mais parmanece. A benemerência segundo Sposati (1994b: 78-81) “ benemerência in hoc, intistucionalizada, pouco se diferenciou ao longo do tempo. Dá-se ainda pelas obras de internação( asilos, orfanatos, abrigos) e obras “abertas”, que propiciam a convivência entre família e as formas institucionais, como espaços de

Relacionados

  • serviço social
    1267 palavras | 6 páginas
  • Texto Completo 0
    46952 palavras | 188 páginas
  • A relação entre a política neoliberal, o processo de desigualdade social e a organização dos movimentos sociais.
    19560 palavras | 79 páginas
  • gestao social nas politicas publicas
    61668 palavras | 247 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas