Elementos químicos essenciais para o corpo humano
No organismo humano, existe uma serie de elementos químicos que são essenciais para a vida, dividem-se em tres categorias: majoritarios, que contem em abundancia no corpo humano; traços, os que contem um pouco no organismo; e o microtraços, comtem muito pouco ou quase nada das partículas desses elementos no organismo humano.
Cada das tres categorias tem em media de dez á oito tipos de elementos, todos tem nomes e funções diferênciadas no organismo humano. Algumas podem ser venenosas, por exemplo o níquel, mas em quatidades minimas ou exatas este elemento acaba sendo um pouco essencial para o crescimento.
Na deficiência de algum desses elementos, certamente a saúde não estara bem.
Elemento químico essencial
Existem uma série de elementos químicos que são considerados essenciais para a vida humana ou para algum outro organismo. Para que se considere um elemento químico essencial deve cumprir quatro condições: * A ingestão insuficiente do elemento provoque deficiências funcionais, reversíveis se o elemento voltar a ficar nas concentrações adequadas; * Sem o elemento, o organismo não cresce e nem completa o seu ciclo vital; * O elemento influi diretamente no organismo e está envolvido em seus processos metabólicos; * O mesmo efeito no organismo não pode ser conseguido por nenhum outro elemento.
A maioria dos elementos que compõem os seres vivos são denominados elementos organógenos ou bioelementos. Geralmente são classificados segundo a sua abundância em majoritários, traços e microtraços. Os elementos em quantidades muito pequenas, traços e microtraços, são denominados oligoelementos.
A lista seguinte mostra os bioelementos presentes no ser humano, ordenados por ordem de abundância: * Majoritarios:
Oxigênio
Representa aproximadamente 20% da composição da atmosfera terrestre. É um dos elementos mais importantes da química orgânica, participando de maneira relevante no ciclo energético dos seres vivos, sendo essencial na