EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Aquário da Bacia do Rio São Francisco
A fundação zoo-botânica de Belo Horizonte possui o maior aquário temático de água doce do Brasil, com uma área que pode chegar a 3.000m² e ocupam 2 pavimentos. Inaugurado em 5 de março de 2010, a obra (que custou aproximadamente R$5.500.000,00) abriga 22 tanques, com volumes de água que variam de 300 litros até 500 mil litros.
O aquário da Bacia do Rio São Francisco conta com mais de 2.200 peixes entre 60 espécies distintas, desde piabas (que podem caber na palma da mão) até o surubim (que pode alcançar até 1,6 metro).
Para a realização deste projeto foi criado uma importante cenografia, com o intuito de fazer com que o aquário se tornasse "parte" do Rio São Francisco. Graças ao trabalho cuidadoso para que, também os peixes pudessem se adaptar, os visitantes possuem a impressão de estarem no "Velho Chico".
2 JUSTIFICATIVA
Apresentar aos visitantes da fundação zoo-botânica de Belo Horizonte as espécies de peixes que habitam o rio São Francisco, informando e educando sobre a importância que este rio possui para o território nacional.
O Rio São Francisco nasce no Parque Nacional da Sera da Canastra (MG), mas a sua bacia drena 5 outros estados brasileiros, além de Minas Gerais: Góias, Bahia, Pernambuco, Sergio, Alagoas, além do Distrito Federal. O rio ainda mostra a importância de suas águas ao abastecer 6 usinas hidrelétricas do Brasil: Três Marias (MG), Sobradinho(BA), Itaparica(PE), Moxotó(BA), Complexo de Paulo Afonso(BA) e Xingá(AL).
Este aquário é o primeiro a explorar a temática envolvendo o "Velho Chico" e possui uma ampla riqueza educacional e cultural sobre um dos rios mais importantes do país.
3 PÚBLICO-ALVO
O público-alvo será focado principalmente em estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. Entretanto se estende aos pais destes alunos e a qualquer visitante que passe pelo local, buscando educar e informar a sociedade sobre a imensa importância das espécies de peixes,