Bacterias
RESUMO
Este artigo tem por objetivo levar informações sobre a importância das bactérias para a vida. As bactérias têm uma função ecológica de fundamental importância para a manutenção de vida em nosso planeta. Destacam-se, neste caso, as bactérias decompositoras ou saprófitos, as que vivem em mutualismo com outros seres, as que se associam a leguminosas ou a ruminantes, além das espécies que têm importância em vários campos industriais e na agricultura. Portanto, vários motivos justificam o fato de o mundo bacteriano se revestir da mais alta importância para a humanidade. A microbiologia, ciência que estuda os micro-organismos permite a familiarização necessária com esse grupo microscópico e oferecem condições para o aprimoramento dos conhecimentos nos mais diversos campos da ciência.
PALAVRAS CHAVES: Mutualismo. Microbiologia. Humanidade 1 INTRODUÇÃO Segundo AMABIS (1995) o desenvolvimento científico e tecnológico tem levado, cada vez, mas, a utilização de seres vivos em tecnologias úteis a humanidade, a atividade genericamente como biotecnologia. Embora tenham sido descobertas apenas no século XVII, os microrganismos já eram utilizados desde a antiguidade em biotecnologias de produção de alimentos. A indústria de laticínios, por exemplo, utiliza bactérias dos gêneros lactobacillus e Streptococuus para a produção de queijos ,iogurtes e requeijões.
O vinagre é produzido por bactérias do gênero Acetobacter, que convertem o álcool do vinho em ácido acético. Bactérias do gênero corynebacterium têm sido utilizadas para a produção em larga escala de ácido glutâmico, um aminoácido muito utilizado em temperos por sua propriedade de intensificar o sabor dos alimentos.
A indústria farmacêutica utiliza bactérias na para a produção de antibióticos e vitaminas. O antibiótico neomicina, por exemplo, é produzido por uma bactéria do gênero Streptomyces,o mesmo ocorre com a indústria química, que