Avaliação do Ph dos sabonetes sólidos e líquidos
Variações do pH de sabonetes líquidos e sólidos
1. Andriely Grosskopf - Acadêmica do Curso de Tecnologia em Cosmetologia e Estética, da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina (Univali).
2. Danielle Dutra Albrecht.- Acadêmica do Curso de Tecnologia em Cosmetologia e Estética, da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina (Univali).
3 Jerusa Adriano - Farmacêutica; Professora do Curso de Tecnólogo em Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina (Univali).
Contato:
1E-mail andrielygrosskopf@hotmail.com
2E-mail danynhaa@hotmail.com
3E-mail: jerusa@univali.br.
RESUMO
Os sabonetes têm a finalidade de limpar e desengordurar a superfície cutânea, sem provocar irritação e sensibilização. Para isso é necessário que estes produtos respeitem o pH da pele. Este estudo tem como objetivo verificar o pH dos produtos disponíveis no comércio nas diferentes apresentações, sólidos e líquidos. O estudo foi realizado baseado na verificação do pH de 45 sabonetes sendo 53,33% na forma líquida e 46,66% na forma sólida, por meio do pHmetro, adquiridos em farmácias, mercados e lojas de cosméticos em Balneário Camboriú. Para a verificação do pH dos sabonetes foi preparada uma solução aquosa a 10% de cada amostra, em triplicata. Dos sabonetes líquidos avaliados, 41,66% apresentaram pH entre 6,1 e 7,0, ou seja, na sua maioria apresentaram pH acido, o que para a pele é interessante pois não altera suas características fisiológicas. Já entre as amostras dos sabonetes sólidos 57,14% apresentaram pH entre 9,0 e 10,0. O que demonstra que a maioria dos sabonetes com esta apresentação possui um pH inadequado para uso permanente, podendo levar a um ressecamento da pele, destruição do manto acido tornando-a mais suscetível a agressão dos agentes externos e mais permeável. Portanto, pode-se demonstrar a importância de conhecer as variações de pH dos