Análise da poética de arsitóteles

3809 palavras 16 páginas
Na Poética, Aristóteles tem por base a fundamentação da mimeses, imitação ativa e criativa, e de catarse, que refere-se à purificação das almas por meio da descarga emocional provocada pelo drama. A imitação, segundo Aristóteles, determina o modo der do poema trágico e está sempre ligada à ideia de arte (tecné) e natureza (physis).
Então, Aristóteles começa a Poética abordando alguns aspectos da poesia e da imitação segundo os meios, o objeto e o modo de imitação. São nestes pontos que se diferem a imitação. Todas as artes, realizam a imitação pelo ritmo, pela linguagem e pela melodia, empregados em conjunto ou separadamente (Modos de Imitação). A imitação aplica-se a pessoas em ação, quem podem ser boas ou más, dependendo da prática da virtude ou do vício.
A origem da poesia teria duas causas devidas à natureza do homem, pois a imitação corresponde a um instinto humano, já que por ela são adquiridos os primeiros conhecimentos e experimentado o prazer. A poesia teria sido criada por homens aptos à imitação, por meio de ensaios improvisados.
Quanto a divisão em gêneros, tragédia e comédia, resultaria das diferenças de caráter, ou seja, enquanto a tragédia imitava os homens virtuosos e superiores, a comédia imitava os viciosos e inferiores.
Numa comparação entre epopéia e tragédia, diz Aristóteles que a epopéia, assim como a tragédia, imita em versos homens superiores, mas é menos limitada quanto à duração do que a tragédia.
Aristóteles define então a tragédia, como uma imitação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e adornos distribuídos pelo drama, com atores atuando e não narrando, despertando o temor e a piedade, tendo por efeito a catarse (purificação) destas emoções.
A tragédia é constituída por 6 elementos: a fábula, que é a imitação da ação; o caráter, que diz respeito à qualidade das personagens; as falas, que são o conjunto dos versos; as idéias, tudo o que dizem os personagens para manifestar seu pensamento; o

Relacionados

  • Literatura
    2115 palavras | 9 páginas
  • platao e aristoteles
    185629 palavras | 743 páginas