Alfabetização de crianças surdas
CURSO DE PEDAGOGIA
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS DE UMA DETERMINADA ESCOLA ESPECIAL
Francilene Sena da Silva
PORTO VELHO - RO
2010/ 1
FRANCILENE SENA DA SILVA
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS DE UMA DETERMINADA ESCOLA ESPECIAL
Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade Porto Velho, como requisito avaliativo parcial na disciplina Pesquisa III: elaboração do projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, período, licenciatura, habilitação em Magistério dos anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Orientadora: Prof. Silvana F. Wandroski
PORTO VELHO – RO
2010/ 1
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 PROBLEMATIZAÇÃO 5
4 OBJETIVOS 5
4.1 Geral 5
4.2 Específicos 5
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
6 METODOLOGIA DA PESQUISA 7
7 CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS 9
1. APRESENTAÇÃO
A educação constitui direito de todos os cidadãos brasileiros, seja ele, surdo ou não e cabem as instituições de ensino dar condições de comunicação que garantam o acesso ao currículo e a informação. Contudo, de acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996) “é reconhecido o direito de todas as crianças, “normais” ou com necessidades especiais a educação de melhor qualidade, seja ela em uma escola especial ou regular”.
Este projeto terá como ênfase a alfabetização de crianças com surdez, tendo a LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e o português como uma segunda. Contudo, é necessário que haja uma interação entre ambas, para que a pessoa cresça desenvolvendo completamente suas capacidades cognitivas, linguísticas, afetivas e políticas. Sabemos que muitas dessas crianças surdas sofrem descriminações pelo fato de serem consideradas “diferentes” e a alfabetização devolve a elas condições de exercer cidadania, conhecer quais são seus direitos e deveres, fazer com que os mesmos lhes proporcionem