363833870116

1814 palavras 8 páginas
Albert Bandura
Introdução – Pressupostos Históricos e Filosóficos
Dentro da Teoria Comportamental Cognitiva temos vários teóricos que com seus pensamentos, suas formas de ver e abranger o comportamento humano trouxeram grandes contribuições tanto para a teoria quanto para a prática dessa terapêutica tão conhecida na Psicologia.
Um dos teóricos que contribuíram para o crescimento e a diversidade dessa abordagem foi Albert Bandura, teórico da aprendizagem social que estuda a aprendizagem por meio do contato entre duas pessoas, nesse processo de formulação teórica, contou com vários colaboradores para realização de seus estudos empíricos. A teoria com base na aprendizagem social já havia sido proposta por Neal Miller e John Dollard, em 1941 com uma rejeição as noções behavioristas para favorecer a da redução dos impulsos, sendo esta teoria ampliada e modificada por Albert Bandura e Richard Walters em 1963, com base nos princípios da aprendizagem observada, reforço vicário e com uma concentração no papel crítico que os modelos sociais desempenhavam no funcionamento humano. (Bandura, 2008)
Anos após, em 1970, Bandura entende que um elemento fundamental faltava em sua teoria da aprendizagem social: a compreensão que os indivíduos criam e desenvolvem sobre si mesmos, agindo assim, como instrumentais para os objetivos e o controle que exercem sobre o ambiente. Bandura, assim, em meados de 1986 modula o rótulo que levava a sua teoria para aprendizagem social cognitiva, pois previa e compreendia o funcionamento e o papel central dos processos cognitivos na vida da pessoa, no movimento de construção de sua realidade em codificar informações e executar comportamentos. (Bandura, 2008)
Albert Bandura nasceu no dia 4 de Dezembro de 1925 na cidade de Mundare no Canadá onde cursou o ensino fundamental e médio com poucos recursos, formando-se em Psicologia pela Faculdade da Colúmbia Inglesa em 1949 e recebendo o título de Doutor pela Universidade do Estado de Iowa em 1952

Relacionados