009 FISPQ AMONIA ANIDRA

3579 palavras 15 páginas
FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE
PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ)
AMÔNIA ANIDRA
FISPQ n°: 009

Data da última revisão: 26 de setembro 2013 Rev: 03 Página 1 de 13

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do Produto: AMÔNIA ANIDRA LIQUEFEITA
Principais usos recomendados para substância ou mistura: Em processos industriais para refrigeração, fabricação de fertilizantes, produção de ácido nítrico e nitrato de amônio. AMONEX IND. E COM. LTDA.
Rua Municipal, 326 - Jardim Alvorada - Jandira – SP – CEP: 06612- 060
Fone: (11) 4789-8989 Fax: (11) 4789-8995
Email: vendas@amonex.com.br
2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
Principais perigos: Gás liquefeito sob pressão, tóxico e agressivo ao meio ambiente.
Devido à grande solubilidade em água, a amônia gasosa se dissolve nas mucosas dos olhos e trato respiratório exercendo efeito irritante intenso e dano celular pela sua ação cáustica alcalina. Dependendo do tempo e nível de exposição, podem ocorrer efeitos que vão de suaves irritações a severas lesões no corpo.
Efeitos do produto: Tóxico à saúde humana.
Efeitos adversos à saúde humana: O contato com a amônia líquida pode causar severas queimaduras nos olhos e na pele. A inalação da amônia gasosa em grandes concentrações pode inibir os reflexos respiratórios e causar morte: 300 ppm é imediatamente perigoso à vida e à saúde (IPVS). Corrosivo e tóxico.
Efeitos Ambientais: Pode contaminar cursos d’água, tornando-os impróprios para uso de qualquer finalidade. Altas concentrações no ar colocam em risco a vida humana e animal. Queima as plantas por desidratação.
Perigos físicos e químicos: A amônia é um produto de caráter alcalino que libera calor quando reage com ácidos. Em contato com halogênios, boro, óxidos de etileno, alquil sulfatos, 1,2 dicloroetano, platina e fortes oxidantes podem causar reações extremamente exotérmicas ou explosivas. Em contato com metais pesados e seus compostos pode formar produtos explosivos. Em contato com cloro e seus compostos

FICHA DE INFORMAÇÃO DE

Relacionados

  • FABRICAÇÃO DE FORMALDEÍDO
    41983 palavras | 168 páginas