“AS MULTIFACES DA POBREZA” – ANTONIA JESUÍTA DE LIMA (RESENHA)

1896 palavras 8 páginas
“AS MULTIFACES DA POBREZA” – ANTONIA JESUÍTA DE LIMA
(RESENHA)

O livro reproduz uma Tese de Doutorado apresentada ao programa de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), através da autora Antônia Jesuíta de Lima. Dado a apresentação do prefácio escrito por Terezinha Queiroz onde fala dos modos de como a autora utilizou sua sensibilidade para as formas mais sutis sobre a reflexão sobre a pobreza, tanto dos seus moradores, quanto dos sentimentos dos pobres, utilizando-se dos ditos e dos não-ditos sobre os signos da pobreza em Teresina. Tendo seu recorte entre 1985 a 1997, época de grande efervescência popular e de contornos urbanos ao Piauí. É um livro que instiga o preconceito sobre a pobreza, de como o crescimento descontrolado das três ultimas décadas tem frustrado os esforços do poder público local, debatendo-se em um “oceano de dificuldades”. Tenta mostrar através desse trabalho que esse crescimento da cidade, causado pela imigração, dificulta o acesso ao emprego, moradia, segurança e até mesmo de perspectivas aos mais pobres, essas pontuações e todo o esforço público é estudado aqui, desde as tentativas de cerceamento desse crescimento, com as tentativas de habitação popular, até o nascimento das favelas em Teresina.
Conforme o crescimento do número de seres humanos em condições de vidas “inaceitáveis”, os estudos da pobreza vêm-se multiplicando, pois, antigamente percebida como um fenômeno conjuntural e de caráter residual, é encarada hoje como de natureza estrutural e de fortes implicações na vida societária. Em sua maioria centram se em uma análise econômica, e analisa por vezes a inserção do individuo no mercado de trabalho.
Aponta um perfil da sociedade brasileira como uma grande massa de trabalhadores que nunca foram contemplados com a estabilização, que essa modernização, de acordo com a autora, produz um quadro ambíguo, de um lado os beneficiados com essa expansão tecnológica, do outro as vítimas da mesma. A

Relacionados

  • Sumário geral das revistas serviço social e sociedade
    14101 palavras | 57 páginas
  • Índice da revista brasileira de história
    19571 palavras | 79 páginas