O Cérebro E A Propaganda: Uma Análise Semiótica Da Linguagem Da Propaganda E A Relação Da Cultura Popular Com O Neuromarketing Em Estudo De Caso Do Filme Publicitário The Force

4825 palavras 20 páginas
O Cérebro E A Propaganda: Uma Análise Semiótica Da Linguagem Da Propaganda E A Relação Da Cultura Popular Com O Neuromarketing Em Estudo De Caso Do Filme Publicitário The Force

Fernando Rodrigues DAMACENO
Prof. Deivi Eduardo OLIARI
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Indaial/SC
Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

RESUMO

O consumidor já está acostumado com a presença da propaganda e do marketing no seu dia a dia, sendo assim necessária uma constante evolução dos mesmos. Através de estudo de caso do filme publicitário The Force, da Volkswagem, uma das mais bem sucedidas campanhas publicitárias do ponto de vista do neuromarketing, a mais recente arma dos profissionais para entenderem o comportamento do consumidor, o artigo busca a relação entre cérebro e propaganda, citando a influência da cultura popular, semiótica e a linguagem da propaganda.

PALAVRAS-CHAVE: Propaganda; Marketing; neuromarketing; semiótica; cultura; filme publicitário, The Force.

1 INTRODUÇÃO
O tema deste artigo é a relação entre o cérebro humano e as campanhas publicitárias e a influência exercida sobre ele sob a visão da semiótica e da linguagem da propaganda. Além de uma breve consideração dos conceitos de propaganda e marketing, analisa-se o estudo de caso do filme publicitário The Force, da Volkswagen, veiculado em 2011 no intervalo do Super Bowl, um dos mais bem sucedidos comerciais no âmbito do neuromarketing, tornando-se uma referência nos estudos desta área. Também é feita a análise da cultura de massa e cultura popular na propaganda, onde a utilização de elementos e ícones da cultura pode ser fundamental para o sucesso de uma campanha.

2 PROPAGANDA E MARKETING

2.1 PROPAGANDA
Propaganda é o meio de anunciar determinado produto ou serviço, atrair o consumidor e despertar nele o desejo de compra. Podemos entender propaganda em duas partes:
“é possível distinguir a propaganda não-comercial da comercial. Como exemplos da primeira, pode-se

Relacionados

  • Paixões sentimentos morais e emoção
    160549 palavras | 643 páginas