Trabalho Sobre O Document Rio Justi A 10102012

1714 palavras 7 páginas
ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE DIREITO

Introdução ao Estudo do Direito
Trabalho sobre o documentário “Justiça”

Santa Maria, 10 de outubro de 2012.

Resenha Crítica sobre o documentário “Justiça”

No documentário “Justiça”, assistido em sala de aula, vimos o comportamento de alguns réus, promotores, uma defensora pública, juízes e de policiais e como acontece o processo de um acusado até a sua condenação.
O primeiro julgamento que vimos foi o caso do rapaz paraplégico, que pede ao juiz para cumprir sua pena em um hospital, pois fica difícil conviver dentro da cadeia, super lotada, com a sua dificuldade de locomoção, ele acaba tendo que se rastejar, até pra fazer suas necessidades e as pessoas praticamente o esmagando, e a juíza acaba recusando o pedido dele, por não ser da sua alçada, sem o mínimo de compaixão, alegando que ele deveria procurar um médico, para autorizar sua mudança, deixando o viver de uma forma precária, com muitas dificuldades, por não conseguir andar e se defender igual aos outros presidiários.
O documentário nos mostra o Sistema Judiciário Brasileiro como um sistema sujo, cheios de injustiças e pessoas envolvidas em corrupção. Mostra-nos a super lotação de presídios, que chega a ser sub-humano. A pessoa que é presa, quando sai, está muito pior do que quando entrou, pois acaba virando uma revolta, não existe um programa de reeducação para voltar a conviver em sociedade. A ressocialização dos apenados não funciona nenhum pouco.
Também podemos ver a frieza de nossos defensores públicos, no caso de Carlos Eduardo, a defensora é designada pela juíza minutos antes de começar o julgamento do réu, sem ao menos ler o processo ou saber o que realmente está acontecendo. Neste mesmo caso, o réu, Carlos Eduardo, jura não ser culpado do roubo do carro frente a juíza, na hora em que conversa a sós com a defensora pública, ele confessa o roubo, e mesmo ela sabendo a verdade, faz de tudo pra proteger seu “cliente”.
A

Relacionados