SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS E CONTEMPORANEOS

2669 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO

Os sociólogos que serão citados tiveram grandes contribuições para o desenvolvimento da sociologia do Brasil e no mundo, sendo eles clássicos ou contemporâneos.
O termo Sociologia foi criado por Augusto Comte. A Sociologia nada mais é que uma ciência que estuda a vida da social humana. Ela permite compreender, interpretar e explicar questões sociais que mais tarde serão abordadas pelos sociólogos.

Sociologia Clássica
A Contribuição de Auguste Comte
Auguste Comte foi ele quem criou o termo “sociologia” a partir da organização do curso de Filosofia Positiva em 1839. Ele pretendia fazer uma síntese da produção científica, ou seja, verificar aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimento bem como os métodos das ciências já existentes, ele queria saber se os métodos utilizados nessas ciências, os quais já haviam alcançado um “status” de positivo, poderiam ser utilizados na física social, denominada, por ele de Sociologia.
Comte pensava a Sociologia, era como se fosse uma “criança” sendo gestada, na qual colocava toda sua crença de que poderia estudar e entender os problemas sociais que surgiam e reestabelecer a ordem social e o progresso da civilização moderna. Ele queria que a Sociologia estudasse de forma aprofundada os movimentos das sociedades no passado para se entender o presente e, inclusive, para imaginar o futuro da sociedade. Um novo sistema, bem como o abandono da teologia para explicação do mundo seria parte do progresso das civilizações.
Portanto, a Sociologia se colocaria, na visão deste autor, como uma ciência para solucionar a crise das sociedades daquela época. Mas Comte não chegou a viabilizar a sua aplicação. Seu trabalho apenas iniciou uma discussão que deveria ser continuada, a fim de que a Sociologia viesse a alcançar um estágio de maturidade e aplicabilidade.

A Contribuição de Karl Marx
A importância de Marx para a sociedade atual é fundamental, pois este propôs ‘soluções’ e

Relacionados

  • 000004168
    42671 palavras | 171 páginas