Seguridade Social no Braso

539 palavras 3 páginas
Construção da prática do S.S – Grupo 3
O exercício do A.S no campo previdenciário teve início na década de 40, em contexto de afirmação e expansão dos institutos do seguro social, o A.S tinha um viés tradicional, conservador e crítico, período (44) em que a tarefa primordial era humanizar a relação sujeito-instituição . 3 importantes documentos da ação profissional do A.S na PREVIDÊNCIA: Planos Básicos de ação do S.S-PBA (72 e 78) e Matriz metodológica do S.S na Previdência(94)
74-94- enorme movimentação no cenário político. O Brasil vivia um período de exceção , ditadura , um processo tenso de redemocratização , onde implementou-se a Constituição de 88 eleição de 89 entre Lula democrata popular e Collor conservador, vence Collor, mas 2 anos depois sofreu impeachment, 94 eleito FHC, que conduziu a dura reforma liberal.
2° plano básico de ação (PBA)78: resposta técnico-institucional dos A.S `novas exigências, onde a prática profissional integradora e controladora que correspondiam aos interesses institucionais , uma forma de submissão do sujeito à instituição. O PBA foi uma resposta as demandas do processo de modernização que estava vivenciando a previdência e também uma forma de conquistar seu espaço profissional. Formação de alianças entre profissionais e usuários com vista à democratização do espaço institucional só passou a acontecer em (90) e em (94) na criação do Documento Matriz
Perspectiva modernizadora: 1° expressão do processo renovação do S.S no Brasil, de caráter reformista conservador, afinou as formulações teóricas da profissão as exigências do modelo de desenvolvimento pós regime militar.
A partir da década de (80), muitos profissionais buscam capacitação em universidades, se incluem em movimentos sociais, com destaque para o movimento sindical dos previdenciários, ampliando os conhecimentos técnico-cientifico, contribuindo para a discussão de proposta de intervenção profissional na previdência.
Constituição de 88: modelo de seguridade

Relacionados

  • Seguridade Social no Braso
    956 palavras | 4 páginas
  • Lei Orgânica do Município de Cuiabá
    21271 palavras | 86 páginas
  • Legis Municipal
    26608 palavras | 107 páginas