Projeto de Ginástica Laboral na CAAB

1114 palavras 5 páginas
É sobre marketing desportivo.

Proposta de Implantação de um

Projeto de Ginástica Laboral na CAAB
(BARRA DA TIJUCA)

Rio de Janeiro Outubro de 2013
Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2013.

De: Bruno Pessanha de Figueiredo, Henrique Brites e Raphael Santana.
Para: CAAB Construções ME.

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL NA CAAB

INTRODUÇÃO

Antes da Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, o trabalho do homem era realizado de maneira artesanal e suas ferramentas rudimentares dependiam muito do trabalho braçal do artesão. Nestas condições, o homem tinha seus movimentos variados durante seu trabalho, estando sempre em movimento. Com o passar do tempo, foram inventadas máquinas e instrumentos que substituíram o trabalho do homem. Surgiram, então, as administrações do trabalho, devido ao crescimento das indústrias, dando origem a produção em série, às linhas de montagem e à produção em massa (FAYOL, 1964). Com a produção em série, os funcionários especializaram-se em um tipo de atividade, ocasionando a monotonia dos movimentos repetitivos.
A mecanização dos atos e o cansaço postural produzem reações fisiológicas e psíquicas negativas como o estresse, a fadiga, os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (D.O.R.T) e à depressão no indivíduo.
O aumento da jornada de trabalho e a monotonia dos movimentos repetitivos têm levado o funcionário à fadiga. Devido ao pouco e inadequado descanso, a pessoa não se recupera totalmente, ocasionando problemas mais sérios, como é o caso do D.O.R.T., também conhecido como lesões por esforço repetitivo (L.E.R.).
Uma forma de intervenção nestes problemas é a atividade física, pois, por meio dela, os trabalhadores podem recuperar suas forças, relaxar e contribuir para a diminuição dos problemas de saúde, com esse objetivo, surgiu no Japão e na Europa a Ginástica Laboral, que consiste em exercícios realizados no local de trabalho, atuando de forma preventiva

Relacionados