lei do minimo

268 palavras 2 páginas
Lei do mínimo
Também conhecida como lei de Liebeg foi proposta no ano de 1843. Esta diz que o crescimento de um organismo é limitado pelo elemento essencial que está faltando no meio ambiente em que o mesmo está inserido . ( Russell & Russell 1973 )
Esta lei é complexa por que no meio em que os organismos estão inseridos muitas vezes, não são apenas um elemento que limita a produção do mesmo e sim vários. Segundo essa lei o crescimento é continuo e linear até o ponto em que falta o elemento limitante . Desta maneira, a presença de um elemento limitante em nível insuficiente no solo é responsável pela redução do crescimento da planta.
Os elementos que são limitantes são N , P, K, H2O, Co2, Mg, Mn, Fe, Ni, luz ETc. Se no solo houver a falta de um desses elementos e ele for essencial para o crescimento da planta , a mesma cessa o seu desenvolvimento até que o elemento que está limitando o mesmo seja reposto. Esta lei é melhor representada pela figura de um barril onde estão contidos todos os elementos que limitam a produção das plantas , neste está mostrado o máximo e o mínimo de nutrientes que pode ser usado pelas plantas até chegar ao ponto em que um determinado nutriente seja limitante pela mesma.

Descrição da imagem :
O rendimento de uma colheita é limitado pela ausência de qualquer um dos nutrientes essenciais, mesmo que todos os outros estejam disponíveis no solo .
Referencias
Russell & Russell 1973
apostilas.cena.usp.br/.../CEN%200395%20Aula3%2013_03_2013.pdf‎

Relacionados