ISabelSolé

445 palavras 2 páginas
01/09/2014
Livro de Isabel Solé aborda o ensino de estratégias na formação de leitores
Atuar como mediadores entre os estudantes e os textos, estimulando o gosto pela leitura, e ao mesmo tempo formando leitores competentes: esse é um dos grandes desafios não apenas de alfabetizadores e professores de Língua Portuguesa, mas da educação em geral.
Tornar-se um leitor proficiente, com objetivos de leitura claros, autonomia para construir os sentidos dos textos e capacidade de dialogar criticamente com esses sentidos, aprendendo por meio da leitura, não é um percurso simples, automático e natural. Ao contrário, ele depende de um processo de ensino-aprendizagem específico e sistemático. É esse o ponto de partida do livro Estratégias de leitura, de Isabel Solé. Nessa obra, a pesquisadora espanhola, com larga experiência no tema, apresenta os processos envolvidos na compreensão leitora e sua relação com a aprendizagem, enfocando o papel dos professores na formação de leitores.
Baseada em inúmeras pesquisas, a autora defende que a leitura é um meio de interação entre o leitor e o texto, guiado por variados objetivos: buscar informações gerais ou específicas, estudar, seguir instruções, confirmar ou refutar um conhecimento prévio, devanear, produzir um texto... Os objetivos são inúmeros e levam a diferentes posturas diante da matéria escrita. Nessa perspectiva, a leitura exige uma postura ativa do sujeito, que deve levantar seus conhecimentos prévios, fazer previsões, identificar suas dúvidas e outras dificuldades ao longo da leitura, monitorar e avaliar sua compreensão, conversar com outros leitores sobre o texto.
Nesse percurso, Solé reforça a importância de o professor, como leitor proficiente, mostrar o processo pelo qual constrói o sentido do texto, explicitando e ensinando de forma sistemática as técnicas que utiliza para isso. Desse modo, os estudantes podem ir se apropriando progressivamente dessas estratégias e automatizando-as em suas práticas de leitura.

Sobre

Relacionados

  • Produção textual-modelo de atps
    1568 palavras | 7 páginas