Formação do Mundo Contemorâneo

3424 palavras 14 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - PRAÇA DA LIBERDADE
FACULDADE MINEIRA DE DIREITO
CURSO: DIREITO - PERÍODO: 1./MANHÃ – TURMA 1
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFESSORA: JANAÍNA DE ALVARENGA SILVA CARVALHO

SEGUNDO TRABALHO: RESENHA
VALOR: 13 (TREZE) PONTOS
ROTEIRO DO TRABALHO
DATA DA ENTREGA: 1 DE OUTUBRO DE 2013 O trabalho é individual. Deve ser manuscrito (a tinta ou a lápis).
Fazer a resenha (resumo crítico) do artigo transcrito abaixo, considerando o máximo de 15 (quinze) linhas para o seu desenvolvimento.

Quando a democracia vira um jogo http://jus.com.br/revista/texto/5676 Publicado em 09/2004
José Luiz Quadros de Magalhães
Em uma democracia representativa baseada em partidos políticos ideológicos, com programa definido e coerência, o que implica em fidelidade partidária, poderíamos desejar que o eleitor votasse não em nomes mas em propostas e em um grupo de pessoas integrantes dos partidos políticos capazes de aprovar estas propostas, transformá-las em leis (se no parlamento) e de implementá-las (se no executivo).
Coerentes com as propostas e o programa de seu partido, os seus membros filiados ocupando cargos ou funções no executivo e no legislativo, teriam suas atuações pautadas pela fidelidade às propostas e às diretrizes político-ideológicas de seu partido político. Sabemos entretanto da dificuldade contemporânea de se implementar políticas, principalmente na área econômica, que sejam dissonantes da vontade e dos interesses de quem efetivamente detêm o grande poder que é o poder econômico, nas mãos das grandes corporações capitalistas, o grande capital conservador, especialmente no setor financeiro. Portanto, a dificuldade maior para que o governo e os legisladores tenham coerência com suas propostas reside no leque político-ideológico de esquerda, uma vez que as políticas conservadoras do grande poder econômico encontram respaldo em boa parte da direita mais conservadora.
Do que dissemos acima

Relacionados

  • Aritmetica
    9380 palavras | 38 páginas