Filosofia e a etica do estidante de direito

894 palavras 4 páginas
Texto 2.1
Do pensamento nascem as ações dos homens. Toda a revolução social ou política tem a sua explicação última num movimento de idéias.
E foi tentando explicar o mundo, com as suas concepções nas diferentes fases da inteligência humana, que desfilaram no decorrer da história grandes pensadores, como Sócrates, Tomás de Aquino, Descartes, Kant, Scheler, Bergson, Sartre e tantos outros.
O pensamento exprime-se no direito através de palavras e escritos, que regulam as relações humanas éticas. Ele está intimamente ligado à linguagem usada pelos aplicadores do direito.

A ética é uma área do saber que incentiva o desenvolvimento da consciência moral, e é através dessa formação moral que o estudante de Direito consegue visualizar e ter limites evidentes entre a realidade social e sua futura atuação profissional um raciocínio filosófico. Espera-se dos estudantes que ingressam no ensino superior jurídico uma postura ética, que sejam capazes de instigar o raciocínio e a criatividade, de exercitar uma visão crítica e de formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Em outras palavras, que sejam aptos para atender o contexto onde vão operar e o sentido de sua ação no mundo. Todavia, a deficiência na qualidade do ensino jurídico brasileiro, vem acarretando atuações profissionais de efeitos maléficos na sociedade vigente, conseqüentemente, o graduando pratica atos descomprometidos com as questões éticas. Assim, buscou-se analisar aspectos causadores e responsáveis pela crise do ensino jurídico, bem como, proporcionando algumas medidas saneadoras, a serem implementadas com a finalidade de obter-se á o desejado êxito na necessária e premente reforma do ensino jurídico. Por fim, há que se dizer que a ética é uma condição indispensável ao estudante e profissional da área jurídica, assim como, para todo cidadão. Tem-se hoje, o compromisso de viver eticamente, pois sem sua presença, qualquer progresso social estará comprometido.

Parte 3.0
O Direito surgiu da

Relacionados

  • Teologia
    10310 palavras | 42 páginas